Um aplicativo que permite a um usuário visualizar detalhes de blocos em um determi12nado blockchain. Também conhecido como navegador blockchain.
Os exploradores de bloco se conectam diretamente a um blockchain específico, como Bitcoin ou Ethereum permitindo ao utilizador visualizar e consultar blocos individuais – permitindo conhecer as operações ou ações feitas pelos detentores de criptoativos.
Os exploradores de blocos são importantes agentes na missão estabelecida de manter a transparência e descentralização em qualquer projeto de sum criptoativo, e a visibilidade universal de todos os dados das transações é uma das principais diferenças entre criptoativos e as moedas fiduciárias.
Há uma grande variedade de exploradores de blocos disponíveis online, os mais populares incluindo Bitaps, Blockchain Info, Blockstream, Mempool, Multihash e Blockchain.
A maioria inclui informações iguais ou semelhantes, focando nos últimos blocos que foram adicionados ao blockchain e nos blocos que estão prestes a ser adicionados.
Dentro de cada bloco, são fornecidas informações sobre a altura do bloco, sua idade, valor da recompensa, a identidade dos mineradores, o TX, ou lista de transações, mostrando o número de transações no bloco e o status da transação – ou seja, se uma transação está pendente ou confirmada.
Para explorar blocos ou transações específicas, o usuário de um explorador de blocos deve inserir uma consulta específica.
Mais comumente, será o TXID, ou hash de transação – uma sequência hexadecimal usada para identificar exclusivamente uma transação específica.
Embora existam muitos exploradores de blocos em oferta, relativamente poucos deles oferecem suporte ao SegWit, a atualização para o blockchain Bitcoin ativada em 2017.
Os exploradores de bloco habilitados para SegWit incluem Bitaps, Apirone, Blockchair, Bitupper, Cryptoid Chainz e Poolin Explorer.
Até o próximo post.