O nascimento do Bitcoin
O White paper ou livro branco do Bitcoin foi o documento que deu o tiro de partida no movimento da criptomoeda – pintando a visão atraente de um sistema de caixa eletrônico ponto a ponto.
Escrito por Satoshi Nakamoto, o pioneiro que demonstrou como moedas digitais poderiam criar um novo caminho para como lidamos com nosso dinheiro e um desafio para os bancos centrais.
Poucos meses depois, o bloco gênese foi extraído e as transações de Bitcoin aconteceram pela primeira vez. O seu White paper está excepcionalmente detalhado, más há uma pergunta que todos ainda se fazem a anos: quem é Satoshi Nakamoto?
Desvendando o Criador do Bitcoin
Nada sabemos sobre Satoshi Nakamoto e quem criou o Bitcoin. O autor é ele ou ela? Este nome representa uma pessoa ou descreve coletivamente um grupo de pessoas?
Satoshi é dos Estados Unidos ou de outro lugar?
Extenso esforço foi colocado revelar a verdadeira identidade do criador do Bitcoin – afinal, os bancos centrais gostariam de falar com ele. Até análise linguística foi usada para tentar encontrar este indivíduo, criptógrafo, cypherpunk ou empresa.
Quem é Satoshi Nakamoto? As opções
Vários meios de comunicação afirmam ter encontrado o verdadeiro Satoshi Nakamoto ao longo dos anos. Publicações como a New Yorker insistem que o criador do Bitcoin precisa ser revelado.
A Newsweek causou sensação em 2014 quando afirmou que um nipo-americano chamado Dorian Nakamoto era o fundador do Bitcoin. Ele participou de uma entrevista cara a cara, mas afirma que não entendeu bem a pergunta quando lhe perguntaram sobre a criptomoeda.
Mais tarde, este Nakamoto disse à Associated Press: “O principal motivo de estar aqui é para limpar meu nome, e não tenho nada a ver com Bitcoin.”
A Forbes também estabeleceu ligações com Hal Finney, o falecido pioneiro da criptografia que morava ao lado de Dorian Nakomoto.
OK, então esse é um nome que podemos riscar em nossa busca para descobrir quem criou o Bitcoin. Vamos passar para o nosso próximo candidato, Nick Szabo.
Um pesquisador chamado Skye Gray pesquisou profundamente para encontrar frases incomuns no white paper do Bitcoin e realizou uma análise contra os trabalhos publicados de criptógrafos estabelecidos, citando algumas semelhanças que ele diz ter encontrado com Szabo. Embora Szabo tenha criado o conceito de BitGold em 1998, ele insiste que não é o criador do Bitcoin.
Outras teorias apontam o CEO da Tesla, Elon Musk como um possível criador do Bitcoin, com um escritor do Hacker Noon apontando sua experiência no PayPal, domínio da linguagem de programação C ++ e ideias ambiciosas.
Novamente, isso foi recebido com uma negação veemente, com Musk enfatizando que ele não possui mais do que 0,25 Bitcoin à época.
Aquele que afirma ser o fundador do Bitcoin
Considerando que muitos desses candidatos negaram seu envolvimento em tweets e artigos, há um homem que afirma ser a pessoa por trás da tecnologia de blockchain como a conhecemos: o empresário australiano Craig Wright.
Ele tem afirmado por longo tempo que é o verdadeiro Satoshi Nakamoto e o “único criador do Bitcoin” – tendo apresentado uma reclamação de autoria para o White papear do Bitcoin em US Copyright Office.
O Gizmodo acabou publicando um artigo em 2015 com documentos que sugeriam que Satoshi Nakamoto era um pseudônimo usado por Craig Wright e o falecido cientista da computação David Kleiman.
Wright conheceu Kleiman em fóruns de criptografia da Internet no início dos anos 2000.
A reivindicação de Wright sobre a identidade de Satoshi Nakomoto nos direciona de volta às primeiras transações BTC de janeiro de 2009 entre Satoshi e Hal Finney.
Por meio de uma série de e-mails com Kleiman entre 2007 e 2008, Wright avança com a ideia de que os carimbos de data / hora em seus e-mails são uma prova de que ele esteve envolvido na formação do projeto BTC, e de que participou das primeiras transações do Bitcoin.
Em 2016, o desenvolvedor Core Gavin Andresen apoiou a afirmação de Wright em à BBC, afirmando que Wright forneceu uma prova criptográfica de que ele era de fato Satoshi.
Além disso, Andresen está confiante de que Wright corresponde ao perfil da pessoa com quem se comunicou em 2010, em suas primeiras correspondências em Bitcoin.
No entanto, a comunidade Bitcoin está dividida sobre as alegações do acadêmico australiano.
E o mistério se aprofunda
A natureza da parceria entre Kleiman e Wright tornou-se ainda mais complicada quando o irmão de Dave, Ira Kleiman, processou Wright em fevereiro de 2018.
Ira Kleiman afirma que Wright fraudou seu irmão de seus direitos de propriedade intelectual, bem como de 1.1 M Bitcoin que eles supostamente mineraram juntos entre os anos de 2008 e 2011.
O desafio legal trouxe ainda à luz o “Tulip Trust” – um fundo fiduciário que afirma Wright, abriga todos os seus Bitcoins.
Wright alega que atualmente não possui a chave para descriptografá-los e está aguardando a chave de um mensageiro misterioso.
O lado de Ira Kleiman afirma que aqueles Bitcoins na verdade pertencem a seu irmão.
Conclusão
O processo Wright x Kleiman quando for decidido, pode adicionar um pouco mais de lenha na fogueira ao desenterrar a misteriosa identidade de Satoshi Nakamoto.
O universo criptográfico fica em polvorosa ante os esforços para nomear Satoshi e a maioria acredita que é melhor deixar a situação como está.
No entanto, apesar do crescente interesse do BTC, talvez nunca saibamos sua verdadeira identidade, força motriz por trás da moeda descentralizada.
Até o próximo post.