O GitHub é o maior serviço Web para hospedagem e desenvolvimento de projetos de TI.
O serviço web é baseado no sistema de controle de versão Git e é desenvolvido em Ruby on Rails e Erlang pela GitHub, Inc (anteriormente Logical Awesome).
O serviço é gratuito para projetos de código aberto e a partir de 2019 para pequenos projetos privados, fornecendo-lhes todos os recursos (incluindo SSL ), e vários planos de tarifas pagas são oferecidos para grandes projetos corporativos.
O slogan do serviço – “Código Social” – pode ser traduzido por exemplo para o russo como “Vamos escrever o código juntos”.
Em 4 de junho de 2018, a Microsoft comprou o GitHub por US $ 7,5 bilhões de dólares.
Os criadores do site chamam o GitHub de “rede social para desenvolvedores”.
Além de colocar o código, os participantes podem se comunicar, comentar as edições uns dos outros e também acompanhar as novidades dos amigos. Com os recursos avançados do Git, os programadores podem mesclar seus repositórios – o GitHub fornece uma interface amigável para isso e pode exibir as contribuições de cada contribuidor em uma visualização ramificada.
Para projetos, existem páginas pessoais, pequenos wikis e um sistema de rastreamento de bugs. No site você pode visualizar arquivos de projeto com destaque de sintaxe para a maioria das linguagens de programação. Você pode criar repositórios privados que serão visíveis apenas para você e as pessoas de sua escolha.
Anteriormente, a capacidade de criar repositórios privados era paga.
- É possível adicionar diretamente novos arquivos ao seu repositório através da interface web do serviço.
- O código do projeto não só pode ser copiado através do Git , mas também baixado na forma de arquivos regulares do site.
- Além do Git, o serviço suporta a busca e edição de código via SVN e Mercurial.
- O site tem um serviço em pastebin gist.github para postar trechos de código rapidamente.
Popularidade
O primeiro repositório privado foi criado em 12 de janeiro de 2008. No final de 2011 o projeto já tinha registrado mais de um milhão de usuários e mais de dois milhões de repositórios. Em março de 2017 havia mais de 58 milhões de repositórios no site.
No final de 2008 o GitHub recebeu o prêmio Best Startup Debut. Existe uma cópia do código fonte do Kernel do Linux no Github. Muitas empresas grandes de TI, como Facebook e Twitter por exemplo hospedam seus repositórios oficiais neste serviço, bem como as agências federais dos EUA que também hospedam seus projetos de código aberto no GitHub.
Se você for um programador é provável que já conheça. Se não, clique no link abaixo para conhecer.
Até o próximo post.